ACIDO ALFA LIPOICO estética

Ácido Alfa Lipóico

Injetáveis em Foco

Ácido Alfa Lipóico

É um ácido graxo de cadeia curta, encontrado nas mitocôndrias, sintetizado no fígado e

também é obtido na dieta pelas carnes de animais como fígado e coração e de certas plantas, como brócolis, tomate, espinafre, couve de Bruxelas e farelo de arroz. No entanto, a partir dos alimentos, não ocorre um aumento significativo de ácido alfa lipóico livre no corpo.

É muito conhecido como antioxidante universal devido a sua propriedade de poder reagir com água e gordura, o que torna o ácido alfa lipóico um potente antioxidante para livrar o corpo dos radicais livres.

O Ácido Alfa Lipóico é responsável por estimular a biossíntese de uma enzima do nosso organismo que exerce também uma marcada ação neutralizadora dos radicais livres. Esta enzima neutraliza um dos radicais livres mais agressivos para a pele, o radical peróxido, transformando-o em água. Pensa-se que o Ácido Lipóico tem também um papel importante no metabolismo do organismo, mais particularmente na produção de energia.

Conheça nosso curso de Bioestimuladores

Hematomas 42 estética

Funções do Ácido Alfa Lipóico

Uma das principais funções é ajudar a transformar a glicose em energia, além de ser um potente antioxidante no combate aos radicais livres, que são resíduos de produtos criados quando o organismo transforma alimentos em energia. O ácido alfa lipóico pode neutralizar os radicais livres e impedi-los de causar reações químicas nocivas que danificam as células.

Propriedades do Ácido Alfa Lipóico

O ácido alfa lipóico pode impedir a glicação de proteínas, o que é importante porque a glicação leva a mais problemas com o metabolismo e inflamação. Glicação se refere a um endurecimento de proteína e um dos resultados é a hemoglobina glicada, condição onde as moléculas de glicose ou açúcar ligam-se com a hemoglobina (que transporta oxigênio no sangue) formando a hemoglobina glicada, reduzindo assim a sua capacidade de transporte de oxigênio. Outra propriedade do ácido alfa lipóico é agir como um poderoso anti-inflamatório.

A acetil-L-carnitina e o ácido alfa lipóico trabalham em conjunto para manter os níveis de dopamina, que é um neurotransmissor importante para o metabolismo energético. Estes dois antioxidantes também são cruciais para a perda de peso e treinamento de força. Por exemplo, associar ácido alfa lipóico e l-carnitina antes de um treino, eles vão aumentar a sua energia e melhorar a sensibilidade a insulina. Isso cria um melhor ambiente para o fortalecimento muscular e queima de gordura.

Benefícios do Ácido Alfa Lipóico

Alguns pesquisadores sugerem o ácido alfa lipóico como um tratamento ideal para indivíduos com sobrepeso e complicações de saúde como pressão alta ou diabetes, e que tomar ácido alfa lipóico é uma opção melhor do que remédios para emagrecimento.

Portanto, os principais benefícios do ácido alfa lipóico são:

– Atividade Antioxidante potente;

– Inibidor de processos inflamatórios nas células;

– Previne doenças cardiovasculares;

– Aumenta a energia;

– Auxilia na proteção hepática;

– Previne o envelhecimento precoce;

– Auxilia no controle da diabetes;

– Auxilia no emagrecimento e controle do peso.

Utilização em Produtos Tópicos

Devido a sua ação antioxidante é usado também em produtos para uso tópico contra o fotoenvelhecimento, para prevenção do dano oxidativo causado pela radiação solar. Elimina as espécies reativas de oxigênio, interage com outros antioxidantes como a vitamina C, vitamina E e glutationa. Tem propriedades de reparar danos oxidativos pelo seu efeito protetor contra o estresse causado, por exemplo, pela radiação ultravioleta.

Possui efeito anti-inflamatório reduzindo a produção de substâncias químicas pró-inflamatórias como citoquinas que danificam as células e aceleram o envelhecimento, portanto, auxilia na redução e prevenção da formação de linhas de expressão e rugas.

Reações Adversas

Pode causar dermatite de contato e irritação na pele. Diminuição da glicemia decorrente de um aumento da utilização da glicose, com ocorrência de sintomas semelhantes aos de hipoglicemia (vertigem, sudorese excessiva, cefaleia e alterações visuais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *